VISITANTE ON LINE


users on-line

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Prefeito pode ser cassado por suposto envolvimento em escândalo de merenda escolar


A Notícia do Ceará

Após denúncias de irregularidades na merenda escolar nos anos de 2021 e 2022, o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves (PL), pode ter seu mandato cassado. O suposto envolvimento do gestor com o esquema foi denunciado depois de uma consulta feita por um popular no Portal da Transparência.

Entre as irregularidades, a compra excessiva de alimentos no período da pandemia e material fornecido por uma empresa com CNPJ inapropriado para o fornecimento do produto. Além do mais, também há registros de alimentos que saíram das escolas sem terem sido consumidos e depois foram readquiridos como uma nova compra.

De acordo com os dados disponíveis no site do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), a empresa vencedora de algumas licitações para o fornecimento de insumos para a merenda escolar é localizada no município de Maranguape, a 42 km de Fortaleza. A “A3 Distribuidora” consta no sistema como fornecedora de produtos como peixe, persianas, móveis e artigos esportivos. Porém, o número do CNPJ informado na documentação é registrado legalmente como uma papelaria.


Foto: Reprodução

Outro fato que chamou atenção na denúncia foi a quantidade de alimentos que a referida empresa supostamente entregou em um único dia à Secretaria de Educação. Ao todo foram cerca de 30 toneladas de alimentos, sendo cinco toneladas apenas de carnes. Não bastasse os fatos já citados, o município não possui câmara frigorífica para armazenar essa quantidade de produto.

Todo esse alimento foi adquirido durante a pandemia, quando os alunos estavam tendo aulas remotas e as escolas estavam fechadas. Ou seja, não havia a presença de estudantes nas unidades escolares do município, o que não justifica a compra de todos esses alimentos.

Segundo a Câmara Municipal de Aquiraz, nesta quarta-feira (28/09) está prevista uma oitiva com o prefeito e demais possíveis envolvidos no caso. A Rede ANC entrou em contato também com a Prefeitura, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário